Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Portal da Transparência Municipal do TCE/SP

Portal da Transparência Municipal do TCE/SP

Portal do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo no qual faz um Raio-X das finanças do município de forma simples e eficaz. CONFIRA OS DADOS SOBRE ILHA COMPRIDA.

  

  

Transparência

  

  

  

CMIC, 15/02/18 - (São Paulo) O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), em 2015, lançou uma nova uma ferramenta desenvolvida para auxiliar o cidadão a exercer de forma efetiva o controle dos gastos dos municípios paulistas.

Através de uma linguagem clara e análises simples de informações, o Portal da Transparência Municipal permite que, todo e qualquer cidadão, em qualquer instante ou localização, acompanhe de perto a aplicação do dinheiro público (clique para acessar os dados de Ilha Comprida).

De acordo com o Diretor do Centro de Apoio Estratégico à Fiscalização (CAEF), Antonio Martins da Silva Neto, o novo portal utiliza novos conceitos de interatividade, usabilidade e aderência aos padrões de dados abertos, que facilitam o acesso a dados financeiros e contábeis dos municípios paulistas (exceto a capital que é fiscalizada pelo TCM-SP).

O novo Portal da Transparência Municipal, desenvolvido em conjunto pelo CAEF com os setores de Informática e Comunicação do TCE, unificou o conteúdo de 2 (duas) áreas já existentes no site do TCE - o Portal do Cidadão e o Sistema de Informações da Administração Pública (SiapNet). Assista o vídeo abaixo e entenda como ele funciona.


 

A partir de um único local de acesso agora é possível consultar diversas informações do município, entre outras, receitas arrecadadas, gastos com saúde per capita, despesas com pessoal em relação à receita corrente líquida, despesas com gêneros alimentícios e combustíveis utilizados na Educação.

Para a Presidente do TCE, Conselheira Cristiana de Castro Moraes, o Portal da Transparência Municipal é um incentivo para que os cidadãos monitorem e acompanhem de perto a gestão pública nas cidades paulistas: “Trata-se de instrumento que possibilitará à sociedade integrar-se com a administração pública, podendo acompanhar suas ações atualizadas, observar o passado e contribuir para a realização do futuro”, afirmou.

   

Compras

Sessão 'AO VIVO' - 3ª Feira

Sugestões aos Vereadores

Pesquisa de Opinião: (30 votos)

A sua residência em nossa cidade já possui calçada em frente ao imóvel?

Resultados

  • SIm.: 13
  • Não.: 10
  • Não farei.: 2
  • Não (sem guia na rua).: 5
  • Estou providenciando.: 1
spinner
Total de votos: 31
Tutoriais do Site

SAPL

SAPL

Site Oficial