Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Lagoa ‘Parque Linear’ tem sua balneabilidade alterada pela primeira vez.

Lagoa ‘Parque Linear’ tem sua balneabilidade alterada pela primeira vez.

A Cetesb realiza a coleta e análise das águas mensalmente em todo o litoral paulista.

 

 

BALNEABILIDADE

(clique aqui)

 

  

 

A lagoa “Parque Linear”, que popularmente é conhecida como “lagoa da rodoviária”, teve pela primeira vez a balneabilidade alterada e mudança do indicador verde para vermelho.


A Cetesb monitora quatro praias (de um total de sete) em nossa cidade que totalizam 8 Km de praias e além disso monitora também as lagoas que permitem algum uso recreativo ou acesso a população, conforme especificado no Relatório de Qualidade das Praias e Águas Litorâneas do Estado de São Paulo 2018 (imagem abaixo).

Resultados de Escherichia coli (UFC/100 ml) e Classificação Anual

Legenda: * amostragem não realizada

O município de Ilha Comprida possui duas Estações de Tratamento de Esgotos (ETE Ilha Comprida 1 - Monte Carlo, ETE Ilha Comprida 2 - Meu Recanto), cujos efluentes depois de devidamente tratados e padronizados nos termos do Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Águas, são lançados no Rio Candapuí.

A lagoa “Parque Linear” (próxima ao Rio Candapuí) começou a ser monitorada mensalmente apenas em novembro de 2018 e sempre teve balneabilidade máxima (bandeira verde) e isso permite que muitos munícipes e turistas façam o uso recreativo da mesma, principalmente, durante a temporada de verão, sem nenhum risco a sua saúde.

Com a alteração para bandeira vermelha é exigido uma maior atenção dos usuários da mesma.


No período de dez anos, o atendimento à legislação nas águas desses cursos-d'água tem se mantido acima dos 50%, em média de 78%. Ilha Comprida é o único município do litoral paulista que apresentou médias de atendimento à legislação nos últimos 10 anos acima dos 70%.

  

Balneabilidade

  

A balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, ou seja, contato direto e prolongado de pessoas com a água através de atividades como natação, mergulho, surfe, canoagem e etc. Na pratica dessas atividades existe a possibilidade de ingestão involuntária de água.

As praias e lagos são classificadas quanto à balneabilidade em duas categorias: PRÓPRIA (bandeira verde) e IMPRÓPRIA (bandeira vermelha) para banho.

A categoria própria para banho indica a boa qualidade sanitária das águas do mar ou lagos, não havendo riscos para o banhista. A categoria imprópria de uma praia ou lago indica baixa qualidade sanitária das águas e aumento do risco de contaminação do banhista, não sendo aconselhável o banho.

  

Compras

Sessão 'AO VIVO' - 3ª Feira

Sugestões aos Vereadores

Pesquisa de Opinião: (30 votos)

A sua residência em nossa cidade já possui calçada em frente ao imóvel?

Resultados

  • SIm.: 13
  • Não.: 10
  • Não farei.: 2
  • Não (sem guia na rua).: 5
  • Estou providenciando.: 1
spinner
Total de votos: 31
Tutoriais do Site

SAPL

SAPL

Site Oficial