Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / PREFEITURA anuncia "CHIPAGEM" e Serviço de Resgate 24 h de ANIMAIS SOLTOS nas ruas.

PREFEITURA anuncia "CHIPAGEM" e Serviço de Resgate 24 h de ANIMAIS SOLTOS nas ruas.

A "chipagem" e serviço 24h de apreensão e resgate de animais de médio e grande porte soltos nas ruas será realizado pela Vigilância em Saúde (Zoonoses).

  

   

ZOONOSES EM AÇÃO!!!

  

  

  

Reunião realizada na Sala dos Conselhos - CMICCMIC, 12/07/19 - No último dia 3/7, em reunião com proprietários de animais de médio e grande porte, a Prefeitura Municipal de Ilha Comprida, através da Diretora do Departamento de Saúde, Vanessa Cristina Gimenes de Melo, anunciou que realizará ronda preventiva e o serviço de resgate e apreensão dos animais em situação de maus tratos ou soltos nas ruas do município e ainda reforçou a obrigatoriedade da "chipagem" de 100% dos animais.

“O objetivo desse trabalho é promovermos a segurança no trânsito com nenhum animal solto nas vias públicas, ao mesmo tempo que representa o investimento no bem estar animal, já que muitos proprietários mantém seus animais soltos, expostos ao sol, chuva, sem alimento e água, configurando maus tratos. Não queremos prejudicar ninguém e nem impedir a criação desses animais, mas a posse precisa ser responsável. Contamos com apoio de todos” (Vanessa Melo).

Para a criação de animais de médio e grande porte no município, é necessário área cercada, já que mantê-los em cordas – de acordo com legislação nacional – é proibido. “Com cordas, eles ficam vulneráveis, podem escapar, podem se enrolar e se enforcar, como aconteceu recentemente, e podem causar acidentes , como também aconteceu recentemente e envolveu uma pessoa cadeirante”, explicou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Silvia da Silva Rios.


Atendimento 24 h


O novo serviço começou no dia 01/07 e está disponível à população durante as 24 h. e obedece à determinação legal das Leis 1381/17 (de autoria da Vereadora Andressa Ceroni), 1496/18 (de autoria do Vereador Roberto Frajola) que disciplinam a posse de animais de médio e grande porte no município (bovinos, equinos, ovinos, caprinos e suínos), além de leis estaduais e nacionais que versam sobre maus tratos.

Segundo Vanessa, todos os animais devem ser obrigatoriamente "chipados" pela Vigilância. “A 'chipagem' – feita por nosso médico veterinário – é essencial para, em caso de problemas, identificarmos os proprietários, já que legalmente são os responsáveis por acidentes provocados pelos animais nas vias públicas”.

A ação na área de zoonoses conta com parceria dos Departamentos de Fiscalização e Trânsito. Os animais apreendidos nas vias públicas ou em situação de maus tratos serão encaminhados para as baias do Serviço de Zoonoses . Os proprietários terão prazo de três dias ( podendo chegar a dez dias) para retirá-los , mediante pagamento de multa, estadia do animal, consulta veterinária e tratamento. Após esse prazo, os animais entrarão para adoção.

ZOONOSES - ATENDIMENTO 24 H.

  (13) 3842-3721                       -          (13) 9-9734-7251

  

  

  

Compras

Sessão 'AO VIVO' - 3ª Feira

Sugestões aos Vereadores

Pesquisa de Opinião: (30 votos)

A sua residência em nossa cidade já possui calçada em frente ao imóvel?

Resultados

  • SIm.: 13
  • Não.: 10
  • Não farei.: 2
  • Não (sem guia na rua).: 5
  • Estou providenciando.: 1
spinner
Total de votos: 31
Tutoriais do Site

SAPL

SAPL

Site Oficial