Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Feliz Aniversário, ILHA COMPRIDA!!!

Feliz Aniversário, ILHA COMPRIDA!!!

A cidade de Ilha Comprida comemora hoje seu 34º Aniversário de Emancipação Política e Administrativa.

CMIC, 27/10/25 - A cidade de Ilha Comprida, comemora neste dia 27 de outubro, 34 anos de Emancipação Política em Administrativa, com a realização de Sessão Solene no Centro de Eventos Municipal (Salão B) ao Espaço Cultural Plínio Marcos, as 10 horas.

A sessão é aberta ao público e todos estão convidados a prestigiar o evento. Na ocasião muncípes serão homenageados com títulos e honrarias concedidas em virtude da destacada contribuição para a nossa sociedade.

O dia inicialmente escolhido para aniversário da cidade era 5 de março e posteriormente foi alterado para o dia 27 de outubro (data oficial atual). Essas são duas datas muitos especiais para a cidade, sendo a primeira, a data em que veto a criação do município, imposto pelo governador Antônio Fleury Filho, foi derrubado pela maioria dos deputados da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo - ALESP, já a segunda, é a data em que a população foi chamada as urnas, em plebiscito, para manifestar através do voto SIM ou NÃO para a criação do novo município.

  

Em resumo:

- 27 de outubro de 1991 - realização do plebiscito e na ocasião o SIM ganhou.

- 05 de março de 1992 - derrubada do veto do governador.    

  

Idade correta da Cidade

     

Existiu uma grande polêmica no município em relação a qual seria a idade de nossa cidade e que durou mais de 15 anos.

"Art. 4º - Considerar-se-á o dia de 27 de Outubro de 1991, como data de emancipação político-administrativa do Município, sendo comemorada anualmente como feriado municipal." (LOMIC)

Uns contavam como início 01/01/1993 (data em que o primeiro prefeito e vereadores assumiram seus mandatos), sendo assim teríamos hoje 31 anos de existência municipal.

Outros, iniciavam a contagem a partir da derrubada do veto, ou seja, 05/03/1992, e assim, teríamos 33  anos.

E ainda, outros contavam a data a partir do plebiscito 27/10/1991 e assim comemoraríamos esse ano 34 anos.

Diante dessa grande polêmica, em 2009, a Câmara Municipal, através de seus Vereadores, estabeleceu na Lei Orgânica do Município de Ilha Comprida como data oficial da criação do município 27 de outubro de 1991, em respeito a vontade popular manifestada democraticamente nas urnas durante a realização do plebiscito.

 

Um pouco de história


A ocupação da Ilha Comprida remonta da pré-história, como registram cerca de 28 sambaquis catalogados em todo o município (montes de conchas, ossadas e artefatos produzidos pelos homens canoeiros, conchófagos e ictiógagos, que habitavam a região a milhares de anos).

Quando da chegada dos portugueses, a região era ocupada por índios tupis. Existem indícios de que o primeiro homem branco que lá chegou foi um aventureiro, português, expulso de sua Pátria por problemas religiosos, que se chamava Cosme Fernandes, o 'Bacharel'. Ele teria chegado à região em 1502, na Armada do espanhol Américo Vespúcio, e foi aprisionado pelos índios tupis, de quem ganhou confiança a ponto de se casar com a filha do cacique, Caniné.

Em 1531, a esquadra de Martim Afonso de Souza chega na Ilha do Bom Abrigo. O navegador português funda a vila que deu origem a Cananéia, também conhecida como Maratayama ou Vila dos Tupis, que ficava na atual zona sul da Ilha Comprida.

Em 1602 o povoado de Maratayama foi transferido para Cananéia, onde hoje é o sítio Boa Vista. Os pequenos núcleos da Ilha estavam estrategicamente localizados na divisa do Tratado de Tordesilhas, e eram palco de muitas lutas entre portugueses, espanhóis e até franceses.

Entre 1533 e 1534, chega a Ilha Comprida o espanhol Ruy Mosquera, que constrói um forte (hoje em ruínas) que leva o seu nome, na Ponta da Trincheira. Essa talvez seja a primeira fortificação construída na Capitania de São Vicente, mas hoje já foi totalmente destruído pela movimentação das marés.

Em 1770 é fundada a Vila de Nossa Senhora da Conceição da Marinha, às margens do Mar Pequeno, onde hoje é Vila Nova, que chegou a ter Câmara de Vereadores, igrejas e cemitério. Em 1779 foi extinta, permanecendo como ponto de parada para correio e viajantes, se tornando mais tarde uma vila de pescadores.

No começo do século XX, a vila de Pedrinhas começou a ser formada através da pesca e do extrativismo e em 1938 o território de Ilha Comprida é dividido em 70% para Iguape e 30% para Cananéia.

Já em 1987 a Ilha Comprida é declarada Área de Proteção Ambiental Estadual (APA).

 

SESSÃO SOLENE - LOCAL

📄 Compras

📑 CIP

🗨 Sessão 'AO VIVO' - 3ª Feira

💬 Pesquisa: (30 votos) 📊

Qual área da Administração Municipal merece mais atenção atualmente?

Saúde
Educação
Iluminação Pública
Erosão Costeira
Zeladoria da Cidade
spinner
Total de votos: 16
Tutoriais do Site

SAPL

SAPL

🌐 Site Oficial