Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Academia Brasileira de Letras (ABL) referencia o termo "ilha-compridense" para o natural ou pertencente a Ilha Comprida/SP.

Academia Brasileira de Letras (ABL) referencia o termo "ilha-compridense" para o natural ou pertencente a Ilha Comprida/SP.

por C M I C — publicado 16/03/2020 11h10, última modificação 18/08/2020 16h09
Aparentemente era uma questão muito simples mas que causava muita dúvida na população e órgãos públicos.

    

  

ESCLARECIMENTO

   

   

   

 

CMIC, 16/03/20 - Em recente consulta formulada junto a Academia Brasileira de Letras (ABL) sobre o uso do pronome gentílico para o natural ou pertencente a cidade de Ilha Comprida/SP, a mesma se manifestou por indicar como correto o terno:

 

ilha-compridense

 

Aparentemente parece uma questão banal no dia a dia da população mas muitos (até mesmo profissionais do uso do idioma) se confundiam e usavam os termos: ilha compridense, Ilha-compridense, Ilha Compridense e até mesmo ilhacompridense.

Alguns dicionários como o Michaelis, Aulete Digital e outros, já traziam a forma recomendada pela ABL, mas uma busca rápida na internet prova a confusão sobre o tema..

Pra se ter uma ideia da confusão sobre o termo, até mesmo o IBGE, traz em sua página oficial a grafia errada (sem o hífen).

 

A consulta

  

    

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP)

  

O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) é um levantamento de palavras existentes na língua portuguesa, com indicação da sua grafia e informações adicionais sobre a sua prosódia, ortoépia, classe gramatical, formas irregulares de feminino e plurais, etc.