Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Balneário Araçá receberá a Câmara Itinerante, neste 30/05 (quinta-feira), às 19 h.

Local: Rua Mônaco, 680 (ao lado da Pousada Araçá - próximo ao Trapiche).

CIDADANIA EM AÇÃO

O que é a Câmara Itinerante?

É um programa criado de acordo com as atribuições legais do Regimento Interno e da Lei Municipal, especificamente nos termos da Resolução 189/2017, de 10 de abril de 2017, a resolução o objetivo geral de aperfeiçoar o atendimento e a integração dos munícipes junto às ações do Poder Legislativo Municipal.

Como funciona?

As reuniões da Câmara Itinerante acontecem periodicamente em balneários pré-definidos pelos Vereados da Câmara Municipal, para atender a população através de atividades diversas e basicamente tem como proposta obter subsídios junto à população para intermediar os seus reais anseios perante o Poder Executivo Municipal ou a quem de direito.

O Programa visa manter uma interação entre os bairros ilha-compridenses e o Poder Legislativo. A ideia do programa é romper barreiras entre o parlamentar e a sociedade, já que o cidadão desconhece, na maioria das vezes, desconhece a realidade dos trabalhos desenvolvidos em Plenário. A realização da Câmara Itinerante é de grande importância para o Vereador, que passa a interagir com as dificuldades vivenciadas pelos diferentes grupos dos diversos bairros, conscientizando a comunidade da importância da sua participação política, incentivando a "democracia participativa".

Uso da Tribuna

Nas reuniões da Câmara Itinerante é garantido aos munícipes, previamente inscritos, o uso da Tribuna Livre, pelo tempo de 10 minutos, para discorrer sobre tema que a seja de interesse de comunidade local e segue os mesmos moldes do com ocorre no Plenário da Câmara Municipal: discursos, apartes e etc, tudo da forma mais educada e civilizada possível.

Objetivos do Programa

Promover o deslocamento dos Vereadores para os Bairros, Balneários ou áreas de aglomeração populacional do Município, visando à maior aproximação entre os cidadãos e os seus representantes.

Concretizar a participação política direta, concedendo direito de palavra à comunidade para elaborar solicitações, inserir sugestões ou registrar reclamações.

Incentivar a organização política dos cidadãos, para que possam reivindicar direitos e acompanhar a efetivação das propostas e expectativas da comunidade, registradas em cada reunião.

Provocar a ação interlocutória do Vereador, junto aos órgãos competentes, encaminhando as proposições e os ofícios cabíveis para viabilizar soluções aos problemas e aos anseios da comunidade.

(Ilustração original: Câmara Municipal de Cáceres)