Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Hospital Regional de Registro realiza primeira captação de órgãos para transplante.

Doação foi um gesto da família, com base em depoimentos do paciente, sobre o desejo de ceder os órgãos a outras pessoas.

Pioneirismo no Vale

CMIC, 24/09/20 - O Hospital Regional de Registro (HRR), no Vale do Ribeira, realizou a primeira captação de órgãos para transplante na madrugada do último dia 12, em pleno “Setembro Verde”, mês dedicado à sensibilização da sociedade à importância da doação para salvar vidas.

Todo o processo foi conduzido pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) implantada no Hospital, que acionou a Organização de Procura de Órgãos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) assim que foi diagnosticada a morte encefálica do paciente e também realizou a entrevista com a família do doador.

“Para que todo o processo tivesse sucesso, a atuação rápida da equipe após o diagnóstico do paciente foi muito importante para a preservação dos órgãos. Mas nada seria possível sem a aceitação da família, que conseguiu transformar a dor da perda em esperança para outras pessoas que dependem do transplante para viver”. (Manuella A. Faria - Dir. Tec. do HRR)

“Poder contribuir com o transplante de órgãos é um passo muito importante para o HRR. Temos estrutura e equipe qualificada para conduzir todo o processo e é gratificante ver o resultado positivo. Em meio à dor da perda, a doação de órgãos ressignifica a morte e transforma a tristeza em ato de amor”, pontua.

Captação

O doador foi um homem de 59 anos, morador de Peruíbe, que deu entrada na unidade no dia 7 de setembro com quadro de Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico. Após todo o protocolo para diagnóstico de morte encefálica, a equipe médica considerou viável a captação dos rins do paciente para doação.

A família relatou ter atendido o desejo do doador. “Ele não deixou por escrito, mas tinha falado que queria doar os órgãos. Como tem tanta gente que precisa aguardando na fila do transplante, foi uma benção ele poder doar os rins. Foi uma decisão difícil, mas hoje estamos conformados por ele ter contribuído com outras vidas”, afirma a irmã.

Antes do procedimento para captação dos rins, a equipe de plantão realizou a caminhada do respeito no trajeto entre a UTI e o Centro Cirúrgico, um gesto simbólico em homenagem à memória do paciente que tem como objetivo de se solidarizar com a família do doador.

A unidade seguiu todos os critérios técnicos definidos pelo Ministério da Saúde para a triagem dos candidatos à doação de órgãos. Gerido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo em parceria com o Instituto Sócrates Guanaes, o HRR completou dois anos de funcionamento em 29 de agosto.

Referência em cirurgia cardíaca, neurocirurgia, ortopedia e traumatologia, o hospital já realizou mais de 20 mil atendimentos ambulatoriais, mais de 5 mil internações, 19 mil exames de imagem e quase 4 mil cirurgias. O espaço foi construído por meio do “Saúde em Ação”, programa da Secretaria Estadual da Saúde em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Fonte: SP Notícias