Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Ilha Comprida oferece serviço gratuito de castração e 'chipagem' de cães e gatos.

As cirurgias são realizadas na Vigilância em Saúde, na Rua Paraná n° 155 - Balneário Adriana. Mais informações pelo Telefone: (13) 3842 3271.

'Castrar é um Ato de

Amor e Responsabilidade'

CMIC, 10/02/20 - Segunda dados divulgados pela Divisão da Vigilância em Saúde (popularmente conhecida como Vigilância Sanitária), a Prefeitura Municipal de Ilha Comprida promoveu, em 2019, a castração de 1.400 cães e gatos.

Com o sucesso desta iniciativa, o Departamento Municipal de Saúde, prossegue com a campanha Castrar é um Ato de Amor e Responsabilidade através de cirurgias gratuitas diárias nos animais selecionados pela campanha, cujos donos dos mesmos possuam uma renda de até um salário mínimo e devidamente cadastrados no CRAS. A campanha também atende aos animais sem donos acolhidos pelas ONGs que atuam na proteção animal.

As cirurgias são realizadas pelo médico veterinário da Vigilância em Saúde, Dr. Ricardo Borolli Coutinho, na sede do órgão, localizado na Rua Paraná nº 155, no Balneário Adriana.

Os interessados em castrar seus animais podem fazer as inscrições de segunda a sexta em horário comercial, no CRAS. Para castrar, também é necessário que os animais tenham até oito anos de idade e, se for cão, peso inferior a 20 quilos.

Chipagem

O serviço de 'chipagem' é gratuito e destinado a todos os animais. Segundo a enfermeira Silvia Rios, responsável pela vigilância em Saúde, o objetivo é facilitar a identificação dos animais e seus tutores, intensificando a campanha municipal pela guarda responsável.

O cadastro é feito por intermédio de um chip inserido de forma subcutânea. Os tutores recebem um número de Registro Geral (RGA), onde constam dados do animal, do tutor e a numeração do chip. A meta do setor é atingir todos os animais de Ilha Comprida.

Mais informações pelo Tel. (13) 3842 3271.

(Fonte: Site da PMIC)