Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Unidade Móvel da "Plataforma Educativa Repsol Sinopec" está em Ilha Comprida.

Unidade Móvel da "Plataforma Educativa Repsol Sinopec" está em Ilha Comprida.

A carreta está instalada no Espaço Cultural Plínio Marcos, no Bal. Adriana. Aproveite: 03/06 à 05/07/19.

OPORTUNIDADE!!!

A Plataforma Educativa Repsol Sinopec, projeto itinerante de educação para o desenvolvimento das comunidades pesqueiras, inicia o roteiro de 2019, com atividades voltadas à qualificação profissional em pesca, educação ambiental, saúde e segurança

Com uma década de atuação, a Plataforma Educativa já visitou 26 cidades e levou conhecimento para mais de 21 mil pessoas. As atividades acontecem no interior de um caminhão baú de 12 metros de comprimento, que se transforma numa sala de aula para atender até 30 alunos.

Em Ilha Comprida, a Plataforma Educativa ficará de 4 de junho a 5 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no Espaço Cultural Plínio Marcos, na Av. São Paulo, no 1.000, em Balneário Adriana. Há quatro atividades previstas na programação na cidade: as ações educativas: “EnTenda o Lixo” e o “Tarô Ambiental”, o curso “Formação de Aquaviários Nível 1 (POP)”, em parceria com a Marinha do Brasil e “Agregação de Valor ao Pescado”, com o Instituto de Pesca de São Paulo. Veja abaixo mais detalhes sobre essas atividades.

CURSOS E ATIVIDADES

EnTenda o Lixo - Conversa sobre questões relacionadas ao lixo marinho, tipos de resíduos, possíveis origens e ações necessárias para a mitigação e solução do problema. Com a equipe do Instituto Costa Brasilis e Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP). Destinado a estudantes e professores, as inscrições podem ser feitas na Unidade Móvel do Plataforma Educativa.

Formação de Aquaviários Nível 1 (POP) - Com o diploma do curso, os participantes ficam habilitados a tirar a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), exigida pela Marinha do Brasil para exercer a profissão de pescador. Para participar é necessário ter mais de 18 anos, ser alfabetizado e apresentar uma série de documentos exigidos, além de ser aprovado em um teste físico promovido pela Marinha. Inscrições na Colônia de Pescadores Z7 Veiga Miranda (30 vagas). Curso de 24 de junho a 5 de julho. Segunda a sexta, das 8h às 18h.

Agregação de Valor ao Pescado – Nesse curso serão abordadas tanto as tecnologias tradicionais de conservação quanto as inovadoras e emergentes, incluindo os fatores que afetam a qualidade da matéria prima e do produto final. Inscrições à partir do dia 4 de junho na Unidade Móvel, com carga horária total de 16 horas, ocorrendo entre os dias 17 e 19 de junho, sendo seu público alvo, pescadores e demais pessoas envolvidas com a manipulação do pescado. Horários: dia 17 de junho (de 14h às 18h), dia 18 de junho (de 8 às 12h – 14h às 18h) e dia 19 de junho (de 8h às 12h).

Mais informações:

Departamento de Desenvolvimento Local - Tel (13) 3842-7032.

LOCAL DOS CURSOS

CIP